História do Japão

 HISTÓRIA DO JAPÃO 

POR BRUNA E HEDEM

QUEM COLONIZOU?

A história dos japoneses escravizados por portugueses e vendidos pelo mundo  mais de 400 anos atrás - BBC News Brasil

  As primeiras pessoas a entrarem em contato com o Japão foram os portugueses, em 1543, após uma tempestade ter feito um navio chinês com comerciantes atracar na Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sul do Japão).

   Mais de uma década depois, teve início comércio de escravos japoneses, com a instalação dos portugueses em Macau e o estabelecimento de uma rota comercial para Nagasaki.

     Os portugueses passaram um tempo escravizando e convertendo os japoneses ao catolicismo. Entretanto, em 1587 Toyotomi Hideyoshi, um poderoso senhor de guerra, conhecido por unificar o Japão, soube, através de um subordinado, que os portugueses escravizavam milhares de japoneses na região de Kyushu e os expulsavam do país. O líder japonês impressionado com a notícia, no mesmo ano, fez uma expedição militar para Nagasaki que baniu os padres, que naquela época eram pessoas intocáveis. 

    Acredita-se que a expansão do catolicismo trouxe preocupações maiores para Hideyoshi, como por exemplo, a colonização.

 

Mesmo após a sua proibição por lei em 1590, o mercado de escravos continuou e não incomodou apenas o líder do Japão, mas a própria estrutura da "Companhia de Jesus", como era chamada a ordem religiosa. A comercialização de escravos japoneses afetava negativamente a imagem do catolicismo. Apesar disso, a escravidão persistiu no início do século XVII, quando os católicos já estavam sendo perseguidos e massacrados. Os portugueses foram expulsos do Japão na década de 1630, sob o regime rigoroso do xogunato Tokugawa. O país entrou em um período de controle severo de influências estrangeiras, que persistiu por mais de 200 anos.

 

Os japoneses vendidos como escravos por comerciantes portugueses |  Curiosidades do Japão

 

 

Referências:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54120476



O JAPÃO NO CONTEXTO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


A Segunda Guerra Mundial começou quando os alemães, liderados por Adolf Hitler, atacaram a Polônia, em 1º de setembro de 1939, com o objetivo de amedrontar nações europeias para conquistar e reconquistar territórios na região. Esse episódio fez com que franceses e britânicos declarassem guerra contra a Alemanha. Assim, a guerra iniciou-se na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e Oceania e contou com o envolvimento de nações de todos os continentes, inclusive o Brasil. Essa rivalidade se deu entre os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Quando a guerra seguia para o fim, embora a 2° Guerra Mundial tivesse acabado na Europa, ela continuava na Ásia. Os países que apoiavam o Japão tinham governos de extrema direita, assim, em momento de ditadura, e motivado pelas vitórias que o exército alemão havia conquistado na Europa, os japoneses decidiram atacar a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de setembro de 1941, com o intuito de derrotar os Estados Unidos e expulsá-lo definitivamente da Ásia, o que permitiria que o Japão exercesse o controle sobre o continente.

Porém a decisão japonesa foi equivocada, pois subestimou a capacidade econômica e de mobilização para a guerra dos Estados Unidos. Como represália,em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima, cidade japonesa, uma bomba nuclear conhecida como Little Boy, causando grande destruição. 

Hiroshima após a explosão da bomba Little Boy

Como os japoneses não se renderam, 3 dias depois os Estados Unidos lançaram uma segunda bomba nuclear, mas dessa vez sobre Nagasaki (cidade que não estava na lista de alvos prioritários dos EUA), a bomba lançada da ficou conhecida como Fat Man.

Após o segundo ataque, o Japão assinou um acordo de rendição oficial em setembro

de 1945. Os danos foram imensos, tendo mortes em massa, além de queimaduras e outros tipos de cicatrizes em pessoas que chegaram a sobreviver. Além da rendição do Japão, os Estados Unidos queriam mostrar ao mundo seu poder bélico, mostrar ser uma potência e que poucos poderiam contra ele.

Explosão da bomba atômica Fat Man em Nagasaki



Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/hiroshima-75-anos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_at%C3%B4micos_de_Hiroshima_e_Nagasaki


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Localização geográfica do Japão