Identificação - O país Japão

 O país Japão

por Danielly e Gabriela

  • Nome oficial: Japão

  • Área total: cerca de 378.000 km²

  • Capital: Tóquio.

  • População: 127,4 milhões de habitantes.

  • Localização geográfica: leste da Ásia.

  • Fuso horário: são doze horas a mais em relação ao horário de Brasília.

  • Clima: temperado e subtropical.

  • Principais cidades: Tóquio, Osaka, Yokohama, Nagoya, Sapporo, Kyoto, Kobe.

  • Composição étnica da população: 99% são japoneses e 1% coreanos.

  • Moeda do Japão: iene.


Riscos x atrações japonesas


Mt. Fuji

O pico mais alto do Japão, o Mt. Fuji é visto aqui a partir do Lago Kawaguchi em abril

Ele permanece coberto de neve até junho


Por estar situado no cinturão vulcânico do Pacífico, o Japão possui várias regiões vulcânicas. Ao mesmo tempo que os vulcões ameaçam causar destruição em larga escala, eles também contribuem como uma fonte turística incalculável, pelas águas termais da região.

Além disso, cerca de três quartos da superfície terrestre do Japão é montanhosa. Como todos esses vulcões atestam, a crosta terrestre abaixo do arquipélago japonês é instável e cheio de energia. Por isso o Japão está entre os países propensos a sofrerem com terremotos.


Referências:

https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/geografiaeclima.html

https://www.todamateria.com.br/japao/





Símbolos Nacionais Japoneses

Bandeira

 

Você sabe como é conhecida a bandeira japonesa? é comumente reconhecida como Hinomaru (disco solar, ou círculo do sol), porém é oficialmente denominada Nisshōki em japonês (bandeira do Sol)

Utilizada desde 1870, Hinomaru se tornou a bandeira oficial das embarcações comerciais japonesas. Nesse período, o país passava pela Era Meiji, que foi o período da unificação do Japão em torno do Imperador de mesmo nome e durou de 1868 a 1912.

Entretanto, o símbolo do Hinomaru já era utilizado há séculos atrás. No século XII, por exemplo, já haviam registros de uso da imagem nas lutas entre os clãs Minamoto e Taira, os guerreiros desenhavam círculos vermelhos em seus leques, também conhecidos como gunsen.

Posteriormente, nos séculos XV e XVI, Hinomaru passou a ser utilizada pelos navios enviados ao exterior, era uma forma de sinalizar às outras embarcações que aqueles navios eram japoneses.

A bandeira branca com um círculo em carmesim foi oficializada para utilização nos navios comerciais em 1870 e em 1872 começou a ser colocada também em prédios do governo e usada em comemorações no país.

Desde então, a Hinomaru foi usada como bandeira do Japão, mas só em 9 de agosto de 1999 que ela foi oficializada pelo governo Japonês, com a promulgação da Lei sobre a Bandeira e o Hino Nacional.

Atualmente, a Hinomaru é utilizada em cerimônias comemorativas e nas recepções de líderes oficiais estrangeiros. É um símbolo de patriotismo e também pode ser vista no exterior de casas no Japão.

 

Hino

A letra do hino nacional japonês, o 'Kimigayo', foi retirada de um poema antigo. Em japonês, a letra é a seguinte:

 

A Letra do 'Kimigayo'

kimigayo wa

chiyo ni, yachiyo ni

sazare-ishi no

iwao to narite

koke no musu made

 

Tradução 

Que a monarquia do Imperador

dure por milhares e milhares de gerações

Até que o pedregulho

se torne um rochedo

E os musgos venham a cobri-lo.

Na sessão plenária do Congresso, realizada em 29 de junho de 1999, o governo apresentou sua interpretação do significado do hino 'Kimigayo' na Assembleia Legislativa do Japão (Diet) durante a deliberação sobre um projeto de lei para regulamentar a bandeira e o hino nacional. Na ocasião, o Primeiro-Ministro Obuchi Keizo explicou o seguinte: “O 'Kimi', em 'Kimigayo', segundo a atual Constituição do Japão, indica o Imperador, que é o símbolo do Estado e da unidade do povo, sendo o seu título um reflexo da vontade do povo, que detém o poder soberano. 'Kimigayo' como um todo representa o estado de espírito de nosso país, que tem o Imperador como o símbolo nacional e da unidade do povo. Por isso, é adequado interpretar a letra do hino como uma oração pela prosperidade e paz duradoura de nosso país”.

 

Referências:

https://www.significados.com.br/bandeira-do-japao/amp/

https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/bandeira.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Localização geográfica do Japão