Cultura japonesa

 Você já parou para pensar em como são as casas no Japão???

POR MARCOS PAULO

Pois saiba que a arquitetura por lá, historicamente, foi influenciada pela arquitetura chinesa, porém há certas diferenças entre elas. Nas construções chinesas, a madeira exposta nas construções é pintada, já nas construções japonesas não. Além disso, a arquitetura chinesa foi baseada em um estilo de vida que incluía o uso de cadeiras, enquanto no Japão as pessoas geralmente sentavam no chão, claro que isso mudou depois.

O clima do Japão também influenciou sua arquitetura. As casas são construídas de forma a suportar o verão, nos locais onde esse período é longo, quente e úmido. As casas clássicas japonesas são tão altas que o ar pode se mover ao redor e debaixo delas. O uso da madeira nessas construções se deve ao fato de ser fresca no verão, quente no inverno e mais flexível caso haja terremotos.

Entre 593 e 710 d.C., a China levou o Budismo para o Japão. Assim, existem numerosas construções voltadas à religião: palácios para adoração ao Buda e locais para servirem às necessidades dos monges e freiras que viviam ali, bem como lugares para receber e reunir adoradores. Esses palácios, possuíam formas arquitetônicas originalmente chinesas e coreanas. 

Santuário Izumo

 

No século XVI, devido ao domínio da sociedade japonesa pelos senhores feudais, muitos castelos foram construídos. Não obstante muitos deles tenham sido construídos para defesa militar, esses castelos também eram usados para realçar o prestígio dos senhor feudal local e suas residências. Alguns deles ainda existem atualmente, admirados especialmente pelas suas tenshukaku (torres de castelo). 

Inicialmente, o interior das casas japonesas era virtualmente aberto, sem divisórias para dividir espaços individuais. De forma gradual, à medida que mais consideração foi dada aos espaços individuais e suas funções, tais como comer, dormir ou vestir-se, biombos (byobu) começaram a ser usados. Também são características da arquitetura japonesa  painéis deslizantes cobertos por papel translúcido ou opaco, o Shoji e o fusuma, que ainda são encontrados em muitas casas. 

www.worldhistory.org/trans/pt/2-1426/uma-casa-japonesa-tradicional

A arquitetura moderna foi introduzida no Japão a partir do começo da Restauração Meiji em 1868. Suas primeiras construções combinavam métodos tradicionais japoneses de construção com madeira e métodos e design ocidentais. A escola fundamental Kaichi (1876) na cidade de Matsumoto, Província de Nagano, é um típico enfoque híbrido adotado para escolas construídas em todo o país. Já imaginou estudar em uma escola que mais parece um castelo?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giy%C5%8Df%C5%AB

 

REFERÊNCIAS:

https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/arquitetura.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giy%C5%8Df%C5%AB

www.worldhistory.org/trans/pt/2-1426/uma-casa-japonesa-tradicional



 

Os jardins japoneses


No Japão a técnica do paisagismo veio dos ancestrais, essa cultura foi importada da China por volta do ano de 600. Para os japoneses essa prática é como uma das modalidades artísticas mais sublimes, pois representa a própria esfera íntima da natureza em uma área restrita.

Desse modo, o jardim japonês é uma tradição acalentada nas residências, nas vizinhanças dos parques, em recintos budistas ou xintoístas, e em pontos históricos.


Katsura Imperial Villa


Referências:

https://www.infoescola.com/cultura/jardim-japones/

https://www.todamateria.com.br/cultura-japonesa/#:~:text=Os%20japoneses%20t%C3%AAm%20o%20sincretismo,mas%20um%20modo%20de%20vida.

https://coisasdojapao.com/2020/02/top-50-jardins-japoneses-jardim- de-shimane-e-eleito-o-mais-belo-do-japao/



Religião no Japão

No Japão há uma  reunião de crenças diferentes. As  principais têm raízes no xintoísmo e budismo, mas coexistem com outras religiões, inclusive com a cristã.

Ao contrário do que ocorre no Ocidente, no Japão, não há pregações religiosas e a religião não é vista como doutrina, mas um estilo de vida. É como se fosse um código moral, um modo de viver e está tão enraizada, que não se diferencia dos valores sociais e culturais da população.


Referências:

https://www.todamateria.com.br/cultura-japonesa/#:~:text=Os%20japoneses%20t%C3%AAm%20o%20sincretismo,mas%20um%20modo%20de%20vida.


Cerimônia do chá


Com a chegada do Budismo no Japão veio também o matcha (chá verde em pó).  Era utilizado pelos monges para manterem-se acordados durante suas meditações noturnas, e acabou se transformando em filosofia de vida através do “Chado” (Caminho do Chá), materializado no ritual “Chanoyu”, ou seja, a Cerimônia de Chá.

Até o século XIX esse hábito era praticado apenas por homens, posteriormente, foi ensinado às viúvas e aos  órfãos da guerra sino-japonesa (1894/95) para que não deixassem a cultura morrer, até que se espalhou a todas as classes sociais e se mantém até os dias de hoje.

O ritual, a concentração, o desenvolvimento rítmico da Cerimônia do Chá levam a meditação, a tranquilidade e a paz superior, ensinam os mestres.



 IStock


https://mundo-nipo.com/cultura-japonesa/artes/25/08/2015/origem-e-principios-da-cerimonia-do-cha-no-japao/

https://catracalivre.com.br/viagem-livre/conheca-a-historia-da-cerimonia-do-cha-japones/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Localização geográfica do Japão